"Ser contador de histórias é ser um leitor do mundo, da vida, dos sons, dos silêncios das pessoas."
Clara Haddad
escola de narração itinerante
UMA MARCA REGISTRADA, IDEIA ORIGINAL E PIONEIRA EM PORTUGAL DE FORMAÇÃO ESPECIALIZADA E LEVADA A CABO PELA ESCRITORA E NARRADORA CLARA HADDAD DESDE 2006. UMA «ESCOLA» NÃO CONVENCIONAL, DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL, QUE SE CARACTERIZA POR SUA ITINERÂNCIA.UM PROJETO ABERTO E LIVRE. NÃO É UMA “ESCOLA” NOS “MOLDES CONVENCIONAIS”.
"O conto é para todos nós o primeiro leite intelectual. Os primeiros heróis, as primeiras cismas, os primeiros sonhos, os movimentos de solidariedade, amor, ódio, compaixão, vêm com as historias fabulosas ouvidas na infância"
Câmara Cascudo
cursos básicos
intermédios
"Para descobrir o narrador que levamos dentro temos que nos permitir aceder “as nossas histórias”, compreender e puxar o fio a meada de nossa própria trajetória e respeitar nosso tempo.
Clara Haddad
curso avançado
![]() | ![]() |
---|---|
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
"Nosso corpo é nossa biblioteca de sentimentos e emoções e basta "ligar nossa atenção" para que possamos retomar sensações, expressões, sentimentos…e ler essa biblioteca nos dá a dimensão da grandiosidade que carregamos conosco e que podemos partilhar com o nosso público."
Clara Haddad
"HISTÓRIAS SÃO PARTE DA HUMANIDADE. SÃO TESOUROS MILENARES ANTERIORES À ESCRITA. TRANSMITEM OS SABERES, PRESERVANDO A CULTURA E AS MEMÓRIAS"
CLARA HADDAD
outros cursos
"Os narradores de histórias, com o coração aberto, tornam-se capitães de um barco que conduz seu público pelas águas do imaginário"
Clara Haddad
A DURAÇÃO DAS COMUNICAÇÕES VARIA DE 1H30 -2H00 E SÃO INDICADAS PARA ENCONTROS, COLÓQUIOS, EMPRESAS, EVENTOS E FORNECEM UMA ABORDAGEM EFICAZ SOBRE CADA TEMA ESCOLHIDO

masterclass
Contar Histórias
colecionar afetos
Nesta palestra, Clara Haddad vai abordar algumas questões importantes sobre a arte de contar histórias. De maneira leve e descontraída vai falar sobre a importância de contar histórias para pessoas de todas as idades e as experiências proveitosas que este ofício pode proporcionar a quem conta e a quem escuta.
Dentre os temas em destaque estão:
-
Quais as diferenças de mediação de leitura, leitura em voz alta e narração tradicional?
-
Como trabalhar livros de imagem? (narrativa visual)
-
Como escolher uma história e prepará-la para contar? Qual o caminho?
-
Por onde começar?- históriais da tradição oral ou livros de literatura?
-
O que o mercado tem para oferecer?' Quais os livros que não podem faltar na nossa biblioteca?
-
Como identificar a qualidade de um livro ou de uma história em meio a tantas obras?
Somos feitos de histórias
Todos temos histórias para contar! O poder que todos temos em transformar nossa vida numa história de sucesso, apesar de todos os obstáculos que insistem em aparecer no caminho. Tal como o herói dos contos vamos enfrentar e ultrapassar nossos oponentes e entraves para e chegar a nossa meta. Através de histórias, mitos e lendas os ouvintes são estimulados a refletir sobre sua própria vida e suas posturas perante diversas situações e entender como tomando consciência
Nesta palestra, Clara Haddad leva a sua icónica mala em cartão e dentro dela estão objetos que os participantes são convidados a escolher. Cada um deles representa uma história a ser contada.
As narrativas abordam temas pertinentes como foco no que desejamos, medo do fracasso ou do sucesso, interação com o mundo à nossa volta, estagnação, assertividade, comunicação interpessoal entre outras tantas possibilidades.
NOTA- As histórias são escolhidas em função do público -alvo do evento e dos objetivos da empresa ou entidade contratante.
NARRAR HISTÓRIAS DA TRADIÇÃO
ORAL E A PRESERVAÇÃO DAS
CULTURAS
As histórias permeiam o universo adulto e o infantil. Através delas, as tradições, os valores e toda a identidade
dos povos puderam ser preservados mesmo no tempo em que ainda não havia a escrita. De geração em geração, o conhecimento era passado, tendo como resultado um rico mosaico de culturas.
A história ouvida pela sua avó, cuja sua bisavó contou-lhe e que hoje sua mãe lhe conta foi transmitida de boca à orelha de geração a geração.
É através da oralidade que povos constroem sua cultura, é através da palavra que um indivíduo se torna capaz de
construir sua identidade cultural. Para muitos grupos a oralidade, ainda, é a única forma de resgatar e preservar
sua ancestralidade.
Neste encontro, Clara Haddad- escritora e storyteller, contará algumas histórias e irá desvendar alguns segredos da arte de encantar com palavras. Entre narrativas e reflexões, o público será convidado a pensar sobre a importância da oralidade e da transmissão da cultura popular através dos contos e mitos e como a narrativa desperta a memória e a consciência da nossa relação com o mundo e com o universo da fantasia e do lúdico.
A importância do Storytelling na Educação
Desde tempos imemoriais a arte de contar histórias existe e nos ajuda a significar ou ressignificar a nossa a vida e nos dá a capacidade de compreender melhor o ser humano, os seus sentimentos, seus comportamentos, e as relações entre as pessoas e a comunidade.
Contar histórias facilita o processo da aprendizagem. É como uma ponte que une pessoas das mais variadas culturas, religiões e nível social. Para contar histórias não basta apenas ler, a oralidade é de extrema importância, e o narrador deve sentir as palavras na hora da partilha com o público.
Contar história é educar, é o artifício da oralidade que estimula a imaginação dos ouvintes e faz com que tudo tenha vida, significado, emoção e prazer.
Sherazade, personagem mítica do clássico "As Mil e Uma Noites", nos ensina que "o conhecimento aprendido por meio das histórias é fundamental para iluminar os caminhos - muitas vezes tortuosos - de nossas vidas." Assim a história pode ser vivenciada e dela tirar um aprendizado, pois é através das ações dos personagens que buscamos o exemplo para entender o nosso mundo interior e o mundo a nossa volta.
Neste encontro, Clara Haddad, escritora e storyteller, vai desvendar alguns segredos da narrativa e quais os recursos que podemos usar para contar histórias tradicionais e literárias.
testemunhos
"“Existem experiências únicas e profundamente transformadoras - ser aluna da Escola de Narração Oral Itinerante, de Clara Haddad é ter essa vivência.É simplesmente vivenciar uma descoberta e partir para um eterno crescimento.”
Cândida da Luz, Professora, Porto
“Para mim, frequentar o curso de narração da Clara Haddad foi uma experiência única!!!
Ainda hoje penso naquelas segundas-feiras...vividas de forma tão intensa...Tudo graças à Clara , que agitava, muitas vezes( meus) sentimentos, sempre com muito cuidado e carinho.De uma forma muito especial e mágica, ela incutia-nos a união dos contadores pelo amor aos contos, daí poder dizer que ‘colhi’, não só ensinamentos, mas também belas amizades neste mundo dos contos, as quais ainda continuo a ‘cultivar’.Obrigada querida contadora de histórias e amiga( permita-me dizer) Clara Haddad! E as palavras do dia são....«QUERO MAIS!!!»"
Rosário Ribeiro, Porto
Quando tomei a decisão de frequentar o curso “Entre Contos e Encantos” estava longe de imaginar como se tornaria uma das mais importantes decisões da minha vida. Ao longo das aulas do curso fui descobrindo a narradora que vivia em mim, foi uma viagem reveladora do meu ser mais interior. Apesar de recente, esta “descoberta” fez-me sentir completa e profundamente feliz. Sou profundamente grata à Clara Haddad por me ter ajudado a percorrer este caminho que me faz tão feliz! Sou feliz a contar histórias, sou feliz a ouvir histórias, sou feliz ao sentir a magia que os contos exercem sobre o coração e o olhar de quem as escuta!”
Vãnia Abreu, Contadora de histórias e professora, Braga
"Parabéns! Seu trabalho é encantador, tive a oportunidade de participar de um curso em Recife e fiquei maravilhada com o seu poder de encantamento através das histórias narradas."
Maria Isabel Brito' Recife
"As minhas expectativas para o curso eram as melhores. Se é que isso é possível, elas foram superadas! As palavras ditas moveram em mim sentimentos e emoções fortes e vão reverberar por ainda muito tempo.
Te desejo muita luz e que você continue trilhando esse belo caminho, despertando essas emoções intensas por onde passar.
Quem sabe a gente se encontra em Portugal?
Um abraço bem forte e apertado"
Camila Barbosa- Atriz e Contadora de Histórias- Fortaleza- Brasil
" Gosto de pessoas que conseguem "tirar" de dentro de outras o que nem as próprias sabem que possuem. A Clara é dessas pessoas, ainda ontem testemunhei isso na formação dos "contos terapeuticos". Bem haja
Maria Siegle, Sever do Vouga, Portugal
"Cumplicidade, partilha e aprendizagem. São as três palavras que usei para resumir e caracterizar esta semana fantástica de "Storytelling". A Clara sabe mesmo contar e encantar com as palavras!"
Diana Duarte- Porto, Portugal
"Un reencuentro con parte de lo que soy,..Clara Haddad, llego cual hada mágica , como un día a mis 7años llego Gibram Khalil Gibram, y me abrió la puerta al mundo mágico de las letras y las historias.
Mágica contadora de historias, mujer con un don único de conectar."
Sabrina Rojas, Venezuela
"Muito profissionalismo, delicadeza, charme, elegância e... muita paixão por aquilo que faz! Consegue tocar os corações!"
Olga Almeida, Portugal
"Mulher de grande sensibilidade e olhar crítico. Participei da oficina de storytelling com ela, foi transformadora. Maravilhosa."
Maira doMundo- Psicóloga e contadora de histórias- Argentina
“Professora querida,
Meus aplausos pelo talento e a responsabilidade de como desenvolve a oficina.Ciente da ação, da reação e da interação. Minha gratidão pela paciência e pela consideração com todos os participantes. Deliciei-me com os exercícios propostos e brincadeiras inventivas e promotoras de boas revelações.
Desejo que continue com firmeza seus estudos e a dedicação para o bem de gerações de narradores.Delicadezas não faltaram de sua parte e todos nós.De minha parte agradeço sensibilizado.
Um forte abraço"
Francisco Gregório Filho , catedrátrico da UNESCO, escritor e contador de histórias, Brasil
E eu só digo ... venham mais!!!
Adorei Clara Haddad, consegues sempre transformar as tuas formações em aprendizagem, partilha, criação de laços de amizade e encanto.Só quem por ti passa compreende o sentido das palavras que escrevo.
Adoro-te Carochinha.
Beijinho grande
Diana Maciel, Esposende, Portugal
Entusiasmante, enriquecedor, motivante,instrutivo, esclarecedor, divertido, prático, afetivo, emotivo, empático, sinérgico....assim e muito mais foi o curso " A Arte de Contar Histórias", orientado pela contadora de Histórias Clara Haddad, que frequentei ao longo desta semana. Uma mais valia para mim por tudo o que aprendi no âmbito da narração oral e no âmbito mais geral da medição da leitura e que será colocado ao serviço das minhas funções de professora bibliotecária. Tantas "dicas" preciosas que podem fazer toda a diferença ao nível sobretudo de atividades de animação da leitura....
Um obrigado à Clara por esta oportunidade e pela sempre presente atenção e apoio prestados no âmbito do desempenho das muitas tarefas realizadas e ainda um obrigado coletivo a todo o grupo que comigo fez esta formação pela simpatia e pela disponibilidade continuamente manifestadas......há pormenores das interações do grupo que ficarão para sempre na minha memória......assim como ficam todas as pessoas que atravessam o meu caminho e me ensinam a ser uma melhor pessoa ou uma melhor profissional, como é o caso da nossa formadora, a Clara Haddad.
Maria João Castro, Bibliotecária, Porto
FALE COMIGO
ESTOU AO SEU DISPOR PARA QUALQUER INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR.TENTAREI RESPONDER O MAIS BREVE POSSÍVEL.
PORTO. PORTUGAL
TLM e contacto de Whatsapp
0351 91465 63 72 PORTUGAL
Cel- 5511 98259 6166 BRASIL