A«Escola de Narração Itinerante» é um projeto aberto e livre. Não é uma “escola” nos “moldes convencionais”. Valorizamos a individualidade e as competências de cada aluno, pois pretendemos que cada um encontre a sua voz e seu estilo como narrador, pois cada ser é único!

0

Uma ideia original da narradora Clara Haddad. Uma «escola» não convencional, de educação não-formal, que se caracteriza por sua itinerância.

 

Sua proposta formativa assenta na diversidade, qualidade e experiência de quase 27 anos de sua fundadora na área artística, sendo 21 deles dedicados à narração oral.

O conceito, da «Escola de Narração Itinerante» é simples, é ser itinerante, ser livre como um pássaro, pousando em vários espaços em qualquer parte do país e estrangeiro.

Os cursos da Escola de Narração Itinerante são dirigidos a narradores em formação, narradores profissionais que pretendam aprofundar conhecimentos, professores, terapeutas, atores, empresários, profissionais liberais e pessoas com as mais diversas formações que queiram desenvolver e aperfeiçoar sua comunicação em público ou que desejem conhecer mais sobre Storytelling.

​​Seja um narrador experiente, um novato ou curioso na arte de narrar, todos são bem vindos!  

 

Podemos desenvolver outras ações, de acordo com cada necessidade específica. Caso deseje um plano de formação em formato e conteúdos adequados, especialmente desenvolvido tendo em conta os interesses de entidades/escolas/instituições, escreva-nos.

Consulte-nos através de info@clarahaddad.com ou contate-nos para

+ 351 91 465 63 72 (Portugal) ou +5511 982596266 (Brasil)

 

Os cursos intensivos e os cursos especializados dinamizados por Clara Haddad e por colaboradores convidados decorrem durante todo o ano em Portugal, e em todo país, em locais e datas previamente divulgados na agenda.

 

No Brasil, algumas oficinas breves e intensivas são programadas em dezembro, janeiro  ou fevereiro de cada ano.

 

Se não encontrar algum curso de seu interesse agendado entre em contacto com  a Clara Haddad que poderá abrir uma data para uma turma extra agendamento, sempre que houver data disponível  em agenda e um número mínimo de interessados em determinado curso.

 

Outra hipótese é realizar a formação em vossa instituição ou espaço.

Nota: As informações sobre os cursos estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

PALESTRAS

As comunicações tem duração de 1h30 a 2h00  e são indicadas para encontros, colóquios, empresas e dão uma visão e uma abordagem breve e eficaz sobre o tema escolhido . 

Contar Histórias

colecionar afetos

Nesta palestra, Clara Haddad vai abordar algumas questões importantes sobre a arte de contar histórias. De maneira leve e descontraída vai falar sobre a importância de contar histórias para pessoas de todas as idades e as experiências proveitosas que este ofício pode proporcionar a quem conta e a quem escuta.

Dentre os temas em destaque estão:

  • Quais as diferenças de mediação de leitura, leitura em voz alta e narração tradicional?

  •  Como trabalhar livros de imagem? (narrativa visual)

  • Como escolher uma história e prepará-la para contar? Qual o caminho?

  • Por onde começar?- históriais da tradição oral ou livros de literatura?

  • O que o mercado tem para oferecer?' Quais os livros que não podem faltar na nossa biblioteca?

  • Como identificar a qualidade de um livro ou de uma história em meio a tantas obras?

Somos feitos de histórias

Todos temos histórias para contar! O poder que todos temos em transformar nossa vida numa história de sucesso, apesar de todos os obstáculos que insistem em aparecer no caminho. Tal como o herói dos contos vamos enfrentar e ultrapassar nossos oponentes e entraves para e chegar a nossa meta. Através de histórias, mitos e lendas os ouvintes são estimulados a refletir sobre sua própria vida e suas posturas perante diversas situações e entender como tomando consciência

Nesta palestra, Clara Haddad leva a sua icónica mala em cartão e dentro dela estão objetos que os participantes são convidados a escolher. Cada um deles representa uma história a ser contada.

 

As narrativas abordam temas pertinentes como foco no que desejamos, medo do fracasso ou do sucesso, interação com o mundo à nossa volta, estagnação,  assertividade, comunicação interpessoal entre outras tantas possibilidades. 

NOTA- As histórias são escolhidas em unção do público -alvo do evento e dos objetivos da empresa ou entidade contratante.

NARRAR HISTÓRIAS DA TRADIÇÃO
ORAL E A PRESERVAÇÃO DAS
CULTURAS

As histórias permeiam o universo adulto e o infantil. Através delas, as tradições, os valores e toda a identidade
dos povos puderam ser preservados mesmo no tempo em que ainda não havia a escrita. De geração em geração, o conhecimento era passado, tendo como resultado um rico mosaico de culturas.


A história ouvida pela sua avó, cuja sua bisavó contou-lhe e que hoje sua mãe lhe conta foi transmitida de boca à orelha de geração a geração.


É através da oralidade que povos constroem sua cultura, é através da palavra que um indivíduo se torna capaz de
construir sua identidade cultural. Para muitos grupos a oralidade, ainda, é a única forma de resgatar e preservar
sua ancestralidade.

Neste encontro, Clara Haddad- escritora e storyteller, contará algumas histórias e irá desvendar alguns segredos da arte de encantar com palavras. Entre narrativas e reflexões, o público será convidado a pensar sobre a importância da oralidade e da transmissão da cultura popular através dos contos e mitos e como a narrativa desperta a memória e a consciência da nossa relação com o mundo e com o universo da fantasia e do lúdico.

A importância do Storytelling na Educação

Desde tempos imemoriais a arte de contar histórias existe e nos ajuda a significar ou ressignificar a nossa a vida e nos dá a capacidade de compreender melhor o ser humano, os seus sentimentos, seus  comportamentos, e as relações entre as pessoas e a comunidade.

Contar histórias facilita o processo da aprendizagem. É como uma ponte que une pessoas das mais variadas culturas, religiões e nível social. Para contar histórias não basta apenas ler, a oralidade é de extrema importância, e o narrador deve sentir as palavras na hora da partilha com o público.

Contar história é educar, é o artifício da oralidade que estimula a imaginação dos ouvintes e faz com que tudo tenha vida, significado, emoção e prazer.

Sherazade, personagem mítica do clássico "As Mil e Uma Noites", nos ensina que "o conhecimento aprendido por meio das histórias é fundamental para iluminar os caminhos - muitas vezes tortuosos - de nossas vidas." Assim a história pode ser vivenciada e dela tirar um aprendizado, pois é através das ações dos personagens que buscamos o exemplo para entender o nosso mundo interior e o mundo a nossa volta.

 

Neste encontro, Clara Haddad, escritora e storyteller, vai desvendar alguns segredos da narrativa e quais os recursos que podemos usar para contar histórias tradicionais e literárias.

 

TESTEMUNHOS

“Para mim, frequentar o curso de narração da Clara Haddad foi uma experiência única!!!

Ainda hoje penso naquelas segundas-feiras...vividas de forma tão intensa...Tudo graças à Clara , que agitava, muitas vezes( meus) sentimentos, sempre com muito cuidado e carinho.De uma forma muito especial e mágica, ela incutia-nos a união dos contadores pelo amor aos contos, daí poder dizer que ‘colhi’, não só ensinamentos, mas também belas amizades neste mundo dos contos, as quais ainda continuo a ‘cultivar’.Obrigada querida contadora de histórias e amiga( permita-me dizer) Clara Haddad! E as palavras do dia são....«QUERO MAIS!!!»"

Rosário Ribeiro, Porto

"“Existem experiências únicas e profundamente transformadoras - ser aluna da Escola de Narração Oral Itinerante, de Clara Haddad é ter essa vivência.É simplesmente vivenciar uma descoberta e partir para um eterno crescimento.”
 
Cândida da Luz, Professora, Porto

"Parabéns! Seu trabalho é encantador, tive a oportunidade de participar de um curso em Recife e fiquei maravilhada com o seu poder de encantamento através das histórias narradas."

Maria Isabel Leandro S. Brito- Recife- Brasil

Quando tomei a decisão de frequentar o curso “Entre Contos e Encantos” estava longe de imaginar como se tornaria uma das mais importantes decisões da minha vida. Ao longo das aulas do curso fui descobrindo a narradora que vivia em mim, foi uma viagem reveladora do meu ser mais interior. Apesar de recente, esta “descoberta” fez-me sentir completa e profundamente feliz. Sou profundamente grata à Clara Haddad por me ter ajudado a percorrer este caminho que me faz tão feliz! Sou feliz a contar histórias, sou feliz a ouvir histórias, sou feliz ao sentir a magia que os contos exercem sobre o coração e o olhar de quem as escuta!”

Vãnia Abreu, Contadora de histórias e professora, Braga

" Gosto de pessoas que conseguem "tirar" de dentro de outras o que nem as próprias sabem que possuem. A Clara é dessas pessoas, ainda ontem testemunhei isso na formação dos "contos terapeuticos". Bem haja

Maria Siegle, Sever do Vouga, Portugal

"As minhas expectativas para o curso eram as melhores. Se é que isso é possível, elas foram superadas! As palavras ditas moveram em mim sentimentos e emoções fortes e vão reverberar por ainda muito tempo.

Te desejo muita luz e que você continue trilhando esse belo caminho, despertando essas emoções intensas por onde passar.

Quem sabe a gente se encontra em Portugal? 

Um abraço bem forte e apertado"

Camila Barbosa- Atriz e Contadora de Histórias- Fortaleza- Brasil

“Professora querida,

Meus aplausos pelo talento e a responsabilidade de como desenvolve a oficina.Ciente da ação, da reação e da interação. Minha gratidão pela paciência e pela consideração com todos os participantes. Deliciei-me com os exercícios propostos e brincadeiras inventivas e promotoras de boas revelações.

Desejo que continue com firmeza seus estudos e a dedicação para o bem de gerações de narradores.Delicadezas não faltaram de sua parte e todos nós.De minha parte agradeço sensibilizado.

Um forte abraço"

Francisco Gregório Filho  , catedrátrico da UNESCO, escritor e contador de histórias, Brasil

"Cumplicidade, partilha e aprendizagem. São as três palavras que usei para resumir e caracterizar esta semana fantástica de "Storytelling". A Clara sabe mesmo contar e encantar com as palavras!"

Diana Duarte- Porto, Portugal

"Un reencuentro con parte de lo que soy,..Clara Haddad, llego cual hada mágica , como un día a mis 7años llego Gibram Khalil Gibram, y me abrió la puerta al mundo mágico de las letras y las historias.
Mágica contadora de historias, mujer con un don único de conectar."

Sabrina Rojas, Venezuela

 "Muito profissionalismo, delicadeza, charme, elegância e... muita paixão por aquilo que faz! Consegue tocar os corações!"

Olga Almeida, Portugal

Entusiasmante, enriquecedor, motivante,instrutivo, esclarecedor, divertido, prático, afetivo, emotivo, empático, sinérgico....assim e muito mais foi o curso " A Arte de Contar Histórias", orientado pela contadora de Histórias Clara Haddad, que frequentei ao longo desta semana. Uma mais valia para mim por tudo o que aprendi no âmbito da narração oral e no âmbito mais geral da medição da leitura e que será colocado ao serviço das minhas funções de professora bibliotecária. Tantas "dicas" preciosas que podem fazer toda a diferença ao nível sobretudo de atividades de animação da leitura....
Um obrigado à Clara por esta oportunidade e pela sempre presente atenção e apoio prestados no âmbito do desempenho das muitas tarefas realizadas e ainda um obrigado coletivo a todo o grupo que comigo fez esta formação pela simpatia e pela disponibilidade continuamente manifestadas......há pormenores das interações do grupo que ficarão para sempre na minha memória......assim como ficam todas as pessoas que atravessam o meu caminho e me ensinam a ser uma melhor pessoa ou uma melhor profissional, como é o caso da nossa formadora, a Clara Haddad.

 

Maria João Castro, Bibliotecária, Porto

E eu só digo ... venham mais!!!
Adorei Clara Haddad, consegues sempre transformar as tuas formações em aprendizagem, partilha, criação de laços de amizade e encanto.Só quem por ti passa compreende o sentido das palavras que escrevo.
Adoro-te Carochinha. 
Beijinho grande  

Diana Maciel, Esposende, Portugal

"Mulher de grande sensibilidade e olhar crítico. Participei da oficina de storytelling com ela, foi transformadora. Maravilhosa."

Maira doMundo- Psicóloga e contadora de histórias- Argentina

©Clara Haddad.Todos os direitos reservados

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon