"Uma andorinha sozinha não faz verão."

provérbio popular

Mostrar Mais

Duas irmãs unidas por um sonho

Mais de 1.000 jovens já se beneficiaram em 7 anos de existência do projeto pioneiro de Clara Haddad

Jovens Narradores Descobrindo Novos Horizontes é o nome do projeto que Clara Haddad criou em parceria com sua irmã Sandra Haddad em 2012 e que é levado a cabo num bairro social da cidade de São Paulo-Brasil.

Consiste em incentivar a leitura e a oralidade nos jovens através de um trabalho com livros de literatura infantojuvenil, técnicas de mediação de leitura e de storytelling. Os participantes tem idade entre os 10 aos 18 anos e já foram beneficiados mais de 1000 jovens desde o início da aventura que é levar cultura, arte e educação para os jovens no Brasil.

Projeto Social

 

"Sonho que se sonha junto se transforma em realidade"

Raul Seixas

NOSSA HISTÓRIA

Este projeto nasce do desejo de Clara Haddad e sua irmã Sandra Haddad de partilhar saberes da arte ancestral da narração oral. A partir disso, Clara Haddad, escritora e narradora de histórias, diretora da Fábrica das Histórias e da Escola de Narração Itinerante, sediadas em Portugal, preparou um programa para desenvolver as competências artísticas, narrativas e leitoras dos jovens.

Começamos a desenvolver o projeto em 2012, através da parceria estabelecida com a Escola EMEF Prof Airton Arantes Ribeiro, em São Paulo, Brasil, local onde Sandra Haddad é professora e possui vínculo afetivo. Tivemos o intuito de levar a cabo um novo olhar para a tradição popular e sua importância para a formação de valores, ideias e sonhos de um povo.

Os jovens participantes, através do estudo dos contos, cantigas, mitos e lendas populares do mundo, são levados a refletir que todos os seres humanos são iguais independente de sua condição social e país onde vivem. Também, através da pesquisa das narrativas, eles são levados a compreender seu meio ambiente, suas heranças culturais e familiares.  

Desde o início do projeto em 2012, temos feito reformulações a cada ano pois houve um aumento significativo de jovens interessados em participar do projeto e uma busca maior pela sala de leitura. 

Nossa História

 

 o que a imprensa diz sobre o projeto

Rede Vida

Projeto incentiva jovens a contarem histórias  e busca expandir sua visão de mundo

Revista Veja

 “Contação de histórias estimula o senso crítico dos alunos(...) Clara Haddad e sua irmã Sandra criaram em 2012 um projeto social que já beneficiou 800 alunos da escola Airton Arantes Ribeiro, no jardim São Luís."

Agência Brasil árabe

“Neta de libaneses, a paulistana Clara Haddad aprendeu com a avó a tradição oral dos contos árabes. Ela fez disso sua profissão e, hoje, encanta crianças, jovens e adultos com narrações.(...)

TV Cultura

“ Um projeto da narradora e escritora Clara Haddad aportou no Brasil para formar jovens contadores de histórias (...)"

Revista Veja

Eles e põem na situações das personagens e aprendem a superar obstáculos

 

Testemunhos dos participantes

"O projeto jovens narradores foi muito importante para mim pois durante o processo da iniciativa consegui ter contato com pessoas muito relevantes, com bagagens culturais muito grandes, além de ter tido oportunidades incríveis que me abriram muitas portas, tanto para o meu desenvolvimento pessoal quanto profissional. Um exemplo, foi a minha participação na TV Cultura e na Revista Veja , na qual hoje posso incluir no meu portfólio profissional. Hoje me sinto uma pessoa muito mais desenvolta, com maior facilidade na comunicação, com maior facilidade para auto expressão. O processo do projeto de narração funciona perfeitamente para desenvolver o jovem a se comunicar melhor e além disso abrir a mentalidade do mesmo para novos horizontes. Antes do projeto eu era um jovem muito introspectivo, com dificuldade de me comunicar. Após o projeto , consegui desenvolver muito melhor minha comunicação, a maneira como falo, como me porto , como me relaciono com as outras pessoas. O projeto foi um marco essencial pra minha trajetória até aqui!"

Vinicius Serafim Siqueira Nascimento, 18 anos, agora aluno de Publicidade e Propaganda na UNASP

 "Fiz o ensino fundamental completo no Airton Arantes Ribeiro e estou no 1º ano do ensino médio. Durante o tempo que estive no Airton, tive o prestígio de participar do projeto Jovens Narradores. De início eu me sentia meio receoso sobre a idéia de falar para um público, por mais que fosse pequeno, mas foi aí que eu vi a oportunidade para melhorar nesse quesito e deixar a timidez de lado. Decidi participar do projeto. Sendo guiado pela professora Sandra Haddad, aos poucos fui me libertando destas amarras vergonhosas de falar com mais de uma pessoa que não tinha tanta proximidade ou as vezes nem conhecia. Isso foi muito importante para mim e me ajudou demais, tanto na escola, na minha vida social e até mesmo dentro de casa, pois eu passei a sentir liberdade para me expressar, não tinha mais a insegurança de falar o que pensava, sabia como, quando e onde abordar cada assunto. Nunca imaginei que contar histórias teria um poder tão transformador em minha vida, mas foi bem mais do que só narrar, o projeto Jovens Narradores me ensinou a partilhar meus saberes com os próximos, sejam eles crianças, jovens, adultos ou idosos, e o principal, saber viver como eu realmente sou!"

Arthur Severo Martins de Andrade, 16 anos, aluno do Ensino Médio

©Clara Haddad.Todos os direitos reservados

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon