


Projetos
Aqui encontram alguns projetos que já foram realizados e idealizados por mim. Alguns se mantém outros já encerraram o seu ciclo.
.jpg)
Clube Vive a Tua História
Um Clube fundado por Clara Haddad, Mariana Machado e Vitor Fernandes em 2020.
O primeiro clube de histórias motivacionais de Portugal.
Sob o mote: "Todos nós temos uma história e neste Clube haverá sempre alguém que se identifique com a tua."
O Clube funcionou on-line em tempos de pandemia finalizando as suas atividades de regularidade mensal em março de 2022. Este foi um lugar de partilha, onde através das narrativas escritas, em audio e workbooks podíamos abordar manifestações de tristeza, perdas, ansiedade, tomadas de decisão e tantas outras conjunturas onde uma pessoa poderia sentir-se paralisada e impedida de seguir em frente.
Motivação, inspiração e reflexão tornaram-se palavras chaves para promoverem uma ação, sobretudo em tempos de pandemia.
O clube já não está ativo mas poderemos ter iniciativas realizadas pontualmente pelos curadores do projeto.

Jovens Narradores
Descobrindo Novos Horizontes
Jovens Narradores Descobrindo Novos Horizontes é o nome do projeto que Clara Haddad criou em parceria com sua irmã Sandra Haddad em 2012 e desde então é levado a cabo num bairro social da cidade de São Paulo-Brasil.
Este projeto nasce do desejo da escritora Clara Haddad e sua irmã professora da rede pública Sandra Haddad de partilhar saberes da arte ancestral da narração oral. A partir disso, Clara Haddad, diretora da Fábrica das Histórias e da Escola de Narração Itinerante, sediadas em Portugal, preparou um programa para desenvolver as competências artísticas, narrativas e leitoras dos jovens.
Consiste em incentivar a leitura e a oralidade nos jovens através de um trabalho com livros de literatura infantojuvenil, técnicas de mediação de leitura e de storytelling. Os participantes tem idade entre os 10 aos 18 anos e já foram beneficiados mais de 1.800 jovens desde o início da aventura que é levar cultura, arte e educação para os jovens no Brasil.
A cada ano é desenvolvido um tema, através da pesquisa das narrativas, eles são levados a compreender seu meio ambiente, suas heranças culturais e familiares.
Em tempos de pandemia foi obrigado a ser pausado e em 2023 volta com força e energias renovadas!
SE DESEJA DOAR LIVROS INFANTOJUVENIS PARA O PROJETO SOCIAL ENVIE UMA MENSAGEM
%20(6).jpg)
Encontro com as Histórias
Programa semanal cujo foco está no cenário artístico, literário e da narração oral. Os convidados são autores, ilustradores e pessoas que tenham boas histórias para contar sobre educação, cultura, literatura infantojuvenil, infância... e que numa conversa informal falam sobre suas obras, experiências, vivência e áreas de atuação.
A iniciativa surgiu em 10 de novembro de 2015 depois de tanto ouvir de minhas alunas amigos a seguinte frase: "queria ser uma mosquinha para ver e ouvir tudo em suas viagens".
Nessa altura nem se falava em lives, existia um recurso no periscope e facebook só liberado para os "famosos". Eu tinha visto o Nuno Markl fazendo algo do gênero e lembro de perguntar para minha amiga Cintia Woodcok: Dá para "uma pessoa comum fazer?"
A resposta: Não! Mas você não é comum e pode tentar achar meio de fazer!
E eu segui essa ideia, que parecia loucura e dessa maneira, busquei saber como fazer, ao princípio agarrei a minha câmara fotográfica, comprei um microfone e ia a descoberta. Quando estava em viagem carregava comigo o meu iPad.
Enfim, alguns programas eram gravados, nem sempre entrava ao vivo, e para aqueles que precisam ser editados era trabalheira danada!
A primeira entrevistada foi a Lenice Gomes e, claro, foi uma diversão! Não poderia ter melhor convidada na vida para me apoiar numa "loucura como essa".
Estava longe de saber ou imaginar mas essa iniciativa foi os primórdios das live , que hoje em 2020 fazem furor na internet!
Aqui o link para essa conversa
De 2015 a 2018 fui fazendo esse trabalho com alguma regularidade, sobretudo quando participava de eventos importantes como o Bologna Children Book Fair ou festivais internacionais, contando sobre os bastidores desses eventos.
No Encontro com as Histórias, tinha um bocadinho de tudo: dicas de livros, bate-papo/entrevista com convidados, conversa sobre a narração oral e outras coisas interessantes que surgissem.
Conversei com muitas pessoas. Elisabeth Serra, Vôlnei Canônica, Roger Mello, Sónia Borges, Bruno Batista, Priscilla Ballarin, Kátia Caton, Rogério Barbosa, Vinicuis Viramundos, Luciano Pontes, André Neves, Cléo Busatto, Fadas Magrinhas, Estevão Marques, Gil Viera Sales, Erivan Gomes, Nuccio Ordini, Maria João Castro, Adriano Reis, Fernando Cunha( Cia.Valdevinhos), Manuela Leitão, Tatiana Moés, Lulu Aráujo entre tantos outros.
Os programas aconteceram de 2015 ao segundo semestre de 2018, sem uma regularidade fixa e com alguns intervalos ou pausa se eu estivesse com muito trabalho- nessas ocasiões não conseguia entrar ao vivo na Página de Facebook de Clara Haddad.
Fiz uma pausa dessa iniciativa no segundo semestre de 2018 , com a pandemia senti a necessidade de retomar a iniciativa que voltou com tudo em agosto de 2020 comecei uma nova temporada e convidados no instagram. No início de 2021 passei a fazer as emissões pelo meu canal do youtube e facebook que finalizaram em setembro. Senti necessidade de voltar a fazer uma pausa .Entretanto, a iniciativa poderá retornar....nunca se sabe!!
O conteúdo é focado em nomes importantes e interessantes do cenário artístico, literário e da narração oral. Pessoas que tenham boas histórias para contar sobre educação, cultura e infância, autores e ilustradores que falem sobre suas obras, experiências e áreas de atuação.

Contos nas Caves do Vinho
Uma iniciativa pioneira no pais com uma cave do vinho e uma artista da palavra.
Nas caves Croft era o "Entre Contos & Vinhos direcionado para o público adulto. Nas Caves Taylors era " Domingos de Contos " direcionado para pais e filhos.
Clara Haddad teve uma parceria de mais de 7 anos com as Caves Croft e com as Caves Taylor´s que foi um sucesso de público durante várias temporadas. A iniciativa pioneira consistia em valorizar a arte da narração de histórias em um ambiente mítico dos armazéns de envelhecimento do vinho do Porto- que são um patrimônio mundial.
"Se você precisar beber uma história, escute um conselho: beba tudo. Não deixe nada no fundo do copo, porque isso poderia dar um branco em sua memória."
trecho do conto« Por que os contadores de histórias tem boa memória»

Abraço de Histórias
Em tempos de distanciamento social e sabendo a falta que o abraço faz, narradores e escritores do Brasil e do Mundo resolveram abraçar com histórias, agasalhar sentimentos e proteger com afeto e contos as crianças, jovens e adultos criando um canal no youtube.
Quem não gosta de receber aquele abraço cheio de afeto? Essa ação em tempos de pandemia mundial não está sendo recomendada, e pensando nisso e na falta que o abraço faz, narradores e escritores do Brasil e do Mundo resolveram abraçar com histórias, agasalhar sentimentos e proteger com afeto e contos as crianças, jovens e adultos. Um abraço é tão bom, não é mesmo? Provoca em nós um sentimento que mexe com a gente que pode mudar o nosso dia. Por isso, sintam-se abraçados por autores e narradores de todos os cantos, sotaques e formas de narrar.
A ilustração é da Talita Nozomi
ideia do projeto, organização e edição dos videos: Clara Haddad
"Para que as luzes do outro sejam percebidas por mim devo por bem apagar as minhas, no sentido de me tornar disponível para o outro."
mia couto

Sexta dos Contos
A Sexta dos Contos está em pausa, em busca novo espaço onde possa sediar a sua temporada. Se tem um espaço que acredita que combine com nossa proposta e têm interesse em acolher esta iniciativa envie um e-mail.
Uma proposta diferente e inovadora que foi criada em 2008 na cidade do Porto. Era preciso criar um espaço e esta foi a primeira programação regular de contos na cidade com diversos narradores com intuito de formação de público, objetivo plenamente atingidos pois muitos dos que ouviam hoje em dia contam e ou gostam de ouvir histórias.
Narradores profissionais foram convidados (de Portugal e estrangeiro) todos com repertórios variados, divertidos e dinâmicos, bem como novos talentos apresentam-se uma vez por mês na cidade do Porto para contar histórias tradicionais ou literárias.
Os contos não são lidos, nem dramatizados, são narrados oralmente como na época dos antigos serões de contos, porém com uma abordagem contemporânea e urbana.
Público Adulto