• Facebook
  • YouTube
  • Instagram

Escritora Storyteller Formadora Editora Atriz Celebrante

Clara Haddad

FÁBRICA DAS HISTÓRIAS
EDITORA
E ASSOCIAÇÃO CULTURAL
OPÇÕES PARA TODAS AS IDADES PARA TEATROS, FESTIVAIS, BIBLIOTECAS, ESCOLAS...
ESPETÁCULOS
 PRESENCIAL / ON-LINE
PUBLICAÇÕES DE CLARA HADDAD 
LIVROS
&
LOJA
PUBLICAÇÕES DE CLARA HADDAD 
PUBLICAÇÕES DE CLARA HADDAD 
PUBLICAÇÕES DE CLARA HADDAD 
CELEBRAÇÕES SIMBÓLICAS, CASAMENTO, BABY SHOWER, EVENTOS, HISTÓRIA DE PRESENTE
CELEBRANTE
 PRESENCIAL / ON-LINE
ESCRITORA 
E
NARRADORA DE HISTÓRIAS
VISITAS ESCOLARES
 PRESENCIAL / ON-LINE
FORMAÇÕES
WORKSHOPS, MASTERCLASS, CURSOS
 
 PRESENCIAL / ON-LINE

próximos cursos

Lançamento do livro " O que é que o crocodilo come ao meio-dia"
Oct 04, 6:00 PM GMT+1
facebook @ClaraHaddadNarradora

“Tudo no universo está dentro de você. Você é a sua própria janela para a imensidão"

Rumi

clara_criança.jpeg
clara_criança.jpeg

como me tornei  contadora de histórias

Referências familiares e amor pela arte e literatura.Sou uma grande mistura de histórias, vidas e cultura! Nasci no Brasil na cidade de São Paulo. Tenho por parte de pai ascendência sírio-libanesa e por parte de mãe holandesa.

É sempre um aprendizado constante sobre mim mesma e sobre o que me rodeia. Aprendo muito com as pessoas que vou encontrando pelo meu caminho. Acho que o contador de histórias se alimenta disso, de suas histórias e das histórias que vê e que ouve porque sempre ficam na memória do coração. Eu narro desde muito pequenina, eu sempre gostei de falar e fabular sobre tudo. Sou muito observadora. Gostava também de ler e lia tudo o que caía em minhas mãos. Minha avó Marta (Tafquira) foi minha grande inspiração. Era uma grande narradora de histórias, nascida no berço da cultura libanesa.

Através dela tive o meu primeiro contato com os contos da tradição oral. Foi aí o início. O embrião. Quando eu era pequena ouvia e contava muitas histórias, mas naquela altura da vida não tinha pretensão ou intenção nenhuma de tornar-me contadora de histórias profissional.

Cresci contando para amigos, familiares e na escola. Era divertido. Sabia sim, que amava esse momento e que era importante para mim, em amplo sentido, sobretudo pela afetividade que se estabelecia no ambiente. Minha avó dizia que contar histórias é uma função social, uma dádiva, uma missão e cresci acreditando nisso! Para mim, sempre foi algo completamente natural. Era algo familiar.

Contudo, minha vida sempre foi pautada pela arte e pelo desporto. Nasci no Brasil, na cidade de São Paulo, cidade agitada e cosmopolita. Minha família sempre priorizou o ensino através da arte e desde pequena fui estimulada a pintar, dançar, bordar, cantar, a fazer teatro, enfim… cresci assim, em meio a isso tudo.    

Meu sonho e meu caminho de vida na infância era ser atleta de alta competição de ginástica artística, treinei no Centro Olímpico em São Paulo durante anos a fio, optei por sair para seguir outros caminhos e mais tarde me formei em Educação Física, no entanto, nunca deixei a arte, era como ar para mim, um momento de respirar, de ser…

Clara Haddad considerada a melhor narradora de Língua Portuguesa da Europa em 2015 e em 2020 ganhou o prémio Baobá de Literatura por sua trajetória profissional.

DSC_4953.JPG
DSC_4953 (3).JPG

meu percurso     profissional

A jornada começa com o primeiro passo...

Clara Hadadd é artista da palavra luso-brasileira com ascendência sírio-libanesa e holandesa.

 

Formada em "Artes Cênicas- Interpretação" pelo Teatro Escola Macunaíma, "Interpretação para TV- Cinema" no Stúdio Fátima Toledo  e "Editor de Livros" pela Casa Educação, todas as instituições localizados na capital paulistana.

Escritora e narradora de histórias profissional -especialista em contos da tradição oral mundial e literatura, produtora cultural, atriz, editora, mestre de cerimónias e celebrante de casamento com histórias.

 

Radicada em Portugal desde 2005 dinamiza e coordena eventos e formações na arte de contar histórias, teatro, mediação de leitura, contos terapêuticos para adultos e crianças. Realiza espetáculos para todos os tipos de públicos, storytelling coaching e palestras em vários festivais, congressos e encontros nacionais e internacionais, tendo se apresentado em países como: Brasil, Portugal, Espanha, Bélgica, França, Peru, Alemanha, Suécia, Itália, México, Cabo Verde e Venezuela.

 

É responsável pela formação de inúmeros contadores de histórias e grupos em Portugal e no Brasil, sendo considerada uma referência na área. No decurso de sua carreira, formou mais de 50 mil pessoas, em oficinas, cursos de longa duração e palestras. Formadora convidada, no âmbito de pós-graduação e mestrado, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto na disciplina “Gestão e Animação de Leitura” e  no Mestrado de Literatura Infantil e Juvenil  organizado por El Banco del Libro da Venezuela e da Universidade Autónoma de Barcelona. Presta consultoria/coaching em storytelling em ambiente corporativo e também para artistas, profissionais liberais e empresários que em sua vida profissional necessitam falar para audiências e saber desenvolver um discurso coeso, criativo e interessante. Dentre os clientes destacam-se: IBM BRASIL, SESC, SENAC, Instituto Trilha Arte e Educação, CRPG-Centro de Reabilitação Profissional de Gaia, Boticário, APHCH-Associação Portuguesa de Hipnose Clínica e Hipnoanálise, Ordem dos Engenheiros de Coimbra, Clube EDP, entre outros.

Como narradora e artista da palavra, tem uma trajetória de mais de 22 anos de sucesso com um repertório repleto de relatos tradicionais árabes, brasileiros, portugueses, africanos, contos literários e histórias escritas sob encomenda para apresentações em empresas (treinamentos, lançamentos de produtos e comemorações diversas). Em Portugal, é pioneira no serviço de celebração de casamentos com a história de amor dos nubentes. Este é um serviço personalizado que torna a celebração de união memorável, pois, cada história é única! 

"Haverá sempre alguém
que precisa da tua história
e de quem tu também precisas."
​Bruno de La Salle

mentoria

ACOMPANHAMENTO INDIVIDUALIZADO E ELABORADO CONFORME AS NECESSIDADES DO ALUNO.

"Palavras que saem da boca chegam aos ouvidos, mas palavras que saem do coração chegam ao coração"  

Ditado africano

Celebração do casamento

celebrante

Torne uma data especial memorável...

Em Portugal, Clara Haddad é pioneira no serviço de celebração de casamentos com a história de amor do casal, e / ou com histórias da tradição oral mundial que transmitam mensagens para aqueles que desejam celebrar o amor de forma diferenciada, afinal, toda história de amor é linda! Toda história de amor tem um enredo cheio de emoção, de altos e baixos, de momentos especiais e fortes... toda a história tem momentos decisivos, românticos ou com uma dose de humor à mistura, porque cada casal tem a sua trajetória até chegar o dia do enlace, e ela deve ser contada e partilhada, com as pessoas que amam!

Também escreve e narra histórias personalizadas para batizados, baby shower, festas especiais, comemorações e eventos tornando o momento único e inesquecível.

Também oferece o serviço Histórias em linha com preços acessíveis para que possas enviar uma mensagem personalizada ou uma história para quem quer acarinhar nesta fase de distanciamento social. Como diz um ditado popular português: Quem quer bem, de longe se faz perto!

 NOTA: Como não é um texto padrão e é realmente escrito para cada evento em epecífico não há hipótese de realizar o serviço com curto espaço de tempo pois tenho que conciliar minha agenda com outras atividades que realizo.

"Ó guardador de histórias, você habita onde quer que histórias sejam contadas dirigindo palavras aos corações daqueles que ouvem"

 Dan Yanhinsy

loja 

ENCOMENDA JÁ O TEU LIVRO PREFERIDO 

 os contadores de histórias,  essa ‘gente das maravilhas’ sabem que o mundo vai e vem. Há épocas em que os ouvidos se fecham e os corações se endurecem para o que é mágico e poético, mas outras épocas chegam em que se abrem novamente. Esse é o tempo em que os homens se voltam para si mesmos e buscam respostas para o sentido da existência.”

GISLAYNE MATOS

IMG_7282.jpg