top of page

Qual a eficácia da prática da Biblioterapia?

Atualizado: 4 de set. de 2022


Hoje vou falar um pouco sobre a Biblioterapia. Essa prática é proveitosa, útil e eficaz porque:

✨Trata- se de uma prática milenar cuja eficácia, resultados e impacto positivo já foram comprovados por especialistas como médicos, psiquiatras, neurologistas, neurocientistas entre outros profissionais de saúde.

✨Através da mediação e leitura de obras literárias selecionadas, o Biblioterapeuta, funciona como ponte entre livro e ouvinte e contribui para o desenvolvimento da literacia emocional da pessoa/ ou do grupo que está sendo acompanhada(o).


✨É grande aliada da saúde mental e pode auxiliar pessoas de todas as idades.

✨Através dos personagens do livro, o Biblioterapeuta, consegue ser um mediador contribuindo para que o cliente consiga estabelecer uma conexão com história e possa relacionar pontos de encontro "com a sua própria história" e refletir sobre a sua vida.

✨Contribui como procedimento complementar a tratamentos tradicionais com abordagem através de livros, contos tradicionais, poemas entre outros recursos

(a Biblioterapia não substitui acompanhamento com profissional de saúde mental)

✨Fortalece o emocional de crianças e jovens em idade escolar, pois através das histórias conseguimos uma conexão com as temáticas vivenciadas em diversas faixas etárias e podemos abrir diálogo sobre cada tema.


✨Melhora a comunicação e ajuda-nos a nomear as emoções.

Já conhecia a Biblioterapia? Essa é uma atividade fantástica! Vale a pena entrar em contacto com as nossas emoções.

Se deseja saber mais inscreva -se no curso presencial que vou dinamizar no Funchal, no dia 8 de outubro. As vagas são super limitadas neste retorno às atividades presenciais. Garanta já a tua vaga! Clique aqui


Para quem não pretende fazer a formação mas deseja frequentar sessões de Biblioterapia ou organizar para os seus alunos atividades em grupo entre em contacto através do e-mail info@clarahaddad.com e faça a marcação. Para sessões individuais pode adquirir um pack com 3 sessões no site.


Neste mês de Setembro retornam as sessões para grupos, gratuitas, na Biblioteca Municipal de Matosinhos, sempre no 3º sábado de cada mês às 11h. Para reservar a vaga escreva para: bmfe@cm-matosinhos.pt


A sessão é indicada para pais e filhos. Crianças a partir dos 6 anos.

Não se esqueçam no próximo sábado estarei em Braga no Ouvidoria, Encontro de Contadores de Histórias que vai acontecer no Mosteiro de Tibães. A entrada é gratuita e a minha sessão é as 17h10.


Visite a agenda do meu site e saiba mais sobre todas as minhas atividades!



Um abraço de contos,







bottom of page